Húmus de feijão branco
E aqui está ela!
Esta é mais uma das receitas que eu ensino no meu Curso Anual de Culinária Macrobiótica. O meu húmus favorito não é de grão, mas sim de feijão branco ou feijocas. Fica com uma cremosidade especial e só quem prova é que percebe!
Fica sempre bom e toda a gente adora, mesmo os mais sépticos.
É uma receita perfeita para quem quer consumir algo ao pequeno almoço, como snack ou numa refeição principal com proteína, que substitui a carne ou o peixe.
Ingredientes:
500g de feijocas ou feijão branco cozido;
1 cebola;
1 dente de alho;
2 colheres de sopa de tahini;
2 colheres de sopa de levedura nutricional (opcional);
sumo de 1/2 limão;
1 colher de sopa de azeite
pitada de sal marinho.
Preparação e Confeção:
Pique a cebola e o alho e salteie com um fio de azeite e pitada de sal até estarem macios. Nessa altura, adicione o feijão já cozido e continue a cozinhar em lume brando para ganhar mais sabor.
De seguida, passe essa mistura para um copo de varinha mágica juntamente com os restantes ingredientes e triture até obter uma textura homogénea (pode juntar a água de cozer o feijão para uma consistência mais cremosa, que é como eu prefiro ;)
É excelente para barrar em fatias de nabo, pão de boa qualidade, como deep com legumes em palitos ou a acompanhar uma refeição com arroz integral, brócolos e umas cenouras escaldadas.
Poderá conservar no frigorífico até 1 semana dentro de uma caixa/ frasco de vidro.